Os cuidados antes e depois do banho de piscina

Não é só praia o principal objetivo no Verão. A maioria das pessoas se preocupa com os cuidados em relação ao mar, mas e a piscina? Engana-se quem pensa que ela é mais segura, e sim, necessita atenção e precauções tanto quanto à areia e a água salgada. Por essa razão, vamos listar aqui alguns cuidados essenciais e dicas para aproveitar o melhor das piscinas sem medo.

Nessa época do ano, aumenta significantemente a procura por clubes e parques aquáticos. Eles garantem diversão para crianças e adultos e é uma opção para fugir do calor e curtir com a família sem ter que se deslocar até o litoral. As piscinas de condomínios também ficam cheias com grande circulação de pessoas.

os cuidados antes e depois do banho de piscina

Cuidados visíveis

  • A água deve estar transparente, sendo possível ver os azulejos;
  • Fique atento ao redor da piscina, borda deve estar lisa e sem sujeiras;
  • O cheiro forte e a irritação nos olhos não significam excesso de cloro, mas sim, quantidade insuficiente do mesmo ou alteração do pH da água (“potencial Hidrogeniônico”, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.)
  • Verifique se as saídas de água dos ductos estão funcionando corretamente, estão localizados nas paredes laterais e são responsáveis pela filtração da água.

Se perceber alguma alteração dos itens acima ou tiver alguma dúvida, entre em contato com a administração do local. Resultados de análise da água, tratamento, limpeza e outras rotinas e controles da piscina devem estar disponíveis para consulta.

O que uma piscina mal cuidada pode causar?

Tendo em vista que os vírus são mais resistentes, a falta de manutenção necessária pode ocasionar ao banhista: infecções na pele, nos olhos (conjuntivite), nos ouvidos (otites) e também no intestino (gastroenterite).

O ambiente de calor e umidade das piscinas é ideal para a proliferação de fungos causadores de micose e também de algumas bactérias que trazem foliculite (inflamação na raiz do pelo, a parte que fica dentro da pele), entre outras que podem causar incômodos na pele. Se acidentalmente houver a ingestão da água, podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia.

Geralmente, a administração solicita atestado médico para utilização das piscinas, caso não haja, é sempre bom o banhista ter o bom senso e não fazer uso caso tenha alguma infecção ou outras doenças de pele que sejam transmissíveis. Atualmente há produtos específicos para eliminar a oleosidade da água permitindo ao banhista entrar na piscina mesmo com óleo e filtro solar no corpo.

Dicas e cuidados para você

Agora que já sabe ao que dar mais atenção para saber sobre a qualidade da água e do ambiente ao redor da piscina, vamos falar um pouco mais sobre os cuidados pessoais para aproveitar o calor e a água da melhor maneira possível.

O cloro é utilizado em doses baixas nas piscinas, mas por ser uma substância tóxica, da mesma maneira que os agentes químicos matam as bactérias, fungos e vírus, eles também acabam retirando a camada protetora da pele e também dos cabelos, deixando-os ressecados. A mucosa dos olhos e do nariz é prejudicada. Por essa razão, cuidados com as crianças e idosos devem ser redobrados, pois costumam ter a pele mais seca em razão da baixa ação hormonal.

Para a pele…

  • Tome uma ducha após sair da piscina.

Assim como faz mal deixar a pele secar naturalmente após o banho de bar, por causa do cloro, no caso da piscina é a mesma coisa. Por isso, tome uma ducha após o banho de piscina para tirar o cloro do corpo e cabelos, para que não os prejudique tanto.

  • Evite utilizar várias vezes a mesma toalha.

É normal sair da piscina, se enxugar, colocar a toalha para secar e depois de algum tempo fazer a mesma coisa novamente não é mesmo? Mas esse processo repetitivo pode acumular fungos e bactérias na toalha, que posteriormente, pode ocasionar alguma reação alérgica. Utilizar toalha molhada nem pensar, muito menos toalha de outros banhistas! Deve-se cuidar e prezar pelos seus pertences.

  • Nada de esfoliação.

Pois a esfoliação retira a camada de proteção natural da superfície da pele, deixando-a mais exposta aos danos do cloro e sol. Diminua também a frequência da limpeza de pele, dando mais atenção à hidratação corporal e principalmente facial. Cremes a base de ceramidas, óleos de amêndoa ou oliva, manteiga de karité, aveia e vitamina E, são excelentes hidratantes.

Para os cabelos…

  • Evite as químicas

Verão é a época que causa mais agressões aos fios. Sol, vento, cloro, sal… Então, evite tratamentos químicos e invista em uma boa hidratação. Produtos a base de queratina fortificam os cabelos e criam uma película protetora contra os raios solares e outras agressões como o cloro e sal.

  • Proteja os cabelos

Ao sair da piscina, tome uma ducha de água doce para retirar o cloro e outros resíduos do cabelo, finalize com um leave-in que tenha filtro solar. Faça isso sempre que sair da piscina e do mar. Bonés e chapéus protegem do sol, porém use de forma moderada já eles abafam o couro cabeludo. Se estiver embaixo de guarda-sol ou em ambiente aberto, evite esse acessório.

  • Cabelos úmidos e amarrados? Não!

Isso não quer dizer que usará o secador de cabelo (até porque isso seria bem pior). A umidade fragiliza os cabelos, por isso, tente secar bem os fios com a toalha e não o prenda ou amarre isso quebra os fios danificando toda a sua estrutura.

para os cabelos

Viu como um banho de piscina também precisa de cuidados? Não citamos acima, mas é claro, o filtro solar é indispensável para aproveitar os melhores momentos no verão juntamente com uma boa alimentação leve e balanceada, água e sucos a vontade para manter-se a hidratado.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe agora em suas redes sociais!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email
Print

Já conhece o aplicativo da Clinipam?

Escolha em tempo real o melhor local para seu atendimento em toda a rede própria Clinipam, de acordo com:

MB – Mendonça e Barros

Representante de Vendas Autorizado Hapvida NotreDame Intermédica.
Planos de Saúde
Unidades
Telefones

Atendimento via WhatsApp

Número fixo

Atendimento via WhatsApp

Vamos conversar