Hematomas – Fases e Cuidados

Quem nunca bateu sem querer alguma parte do corpo em um móvel, porta ou qualquer outra coisa que sempre nos perguntamos: por que isso estava aqui? Ou aquela queda pelo motivo mais bobo… E as crianças? Sempre brincando e correndo de um lado para o outro e estando ainda mais propícias a essas situações.

hematomas fases e cuidados

Mas é normal, após um procedimento cirúrgico, a pele ganhar a coloração de equimose, até mesmo após um exame de sangue, onde há a ruptura da pele e ao redor, o local ganhar a coloração característica.

Além da dor e incômodo, pode ocorrer inchaço e aquele hematoma que você sabe que vai ficar por alguns dias. Mas você sabe como é formado um hematoma e por que são de cores diferentes? Vamos falar um pouco mais sobre isso e métodos para melhorar a aparência da lesão.

O que é um hematoma?

Vejamos: quando você se corta, o sangue escapa pelo ferimento até ser estancado e coagulado.  Quando há algum trauma (pancada ou batida muito forte), esse sangue não vai a lugar nenhum. Então, os vários vasos sanguíneos capilares são arrebentados e esse sangue é transbordado pelos tecidos (os capilares são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias, e suas paredes se compõem de uma só capa celular). A ação das hemácias (glóbulos vermelhos) que viajam dentro dos vasos sanguíneos deixa o hematoma com a coloração roxa, conhecida como equimose.

E a coloração?

Vermelha

Como citado acima, a coloração do hematoma se dá por causa dos glóbulos vermelhos. Mesmo que os vasinhos não se rompam, qualquer batida mais forte na pele provoca inflamação na região. Então, no primeiro momento da batida a coloração vermelha é predominante.

Roxa – Azulada

Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Verde

Como as hemácias perdem a sua função depois de saírem dos vasos sanguíneos (o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano e também transporta uma pequena quantidade de gás carbônico), elas não podem ficar ali em meio ao tecido. Então neste momento entram em ação os leucócitos (os glóbulos brancos que defendem o nosso organismo). Eles vão digerir estas células mortas, trabalhando como ”lixeiros” do corpo humano. Assim, eles começam a preparar a área lesionada para se renovar. A coloração e o tamanho mudam e essa fase demora em torno de uma semana.

Amarela

Do verde, o machucado passa para tons alaranjados e amarelos. Isto acontece porque os leucócitos continuam trabalhando. Quase todo o sangue foi recolhido e a pele vai voltando ao seu tom normal.

Primeiros procedimentos

Aplique gelo nas primeiras horas, pois ele contrai os vasos e o sangue se espalha menos, o que reduz a extensão do hematoma.

Para a dor, podem-se usar analgésicos, mas nada de tomar anti-inflamatórios! Os anti-inflamatórios interferem na coagulação e podem ampliar o hematoma.

Cremes ou pomadas específicos podem ser usados apenas com orientação médica.

Evite expor as marcas roxas ao sol, pois há o risco de ocasionar manchas na pele.

E se febre ou mal estar acompanhar o hematoma, consulte o médico.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe agora em suas redes sociais!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Telegram
Email
Print

Já conhece o aplicativo da Clinipam?

Escolha em tempo real o melhor local para seu atendimento em toda a rede própria Clinipam, de acordo com:

MB – Mendonça e Barros

Representante de Vendas Autorizado Hapvida NotreDame Intermédica.
Planos de Saúde
Unidades
Telefones

Atendimento via WhatsApp

Número fixo

Atendimento via WhatsApp

Vamos conversar